Palestra: O papel da Abelha na Polinização da Flora contribuindo para a Biodiversidade 
Ministrante: Cícero Manoel
📍Centro de Interpretação Histórica Ambiental da Chapada do Araripe 
🗓️ 04 de outubro de 2023.
9h às 13h
Carga Horária: 4h/a
Público Alvo: Estudantes das Escolas do município e comunidade do distrito do Caldas 
Vagas: 20
Link de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchXb0fbrN0FVJ4uE5iFdKaVPppnS9VXbHIoPPbc-IhY77Dbg/viewform

Release

O Dia Mundial das Abelhas possibilita, a cada ano, a sensibilização sobre o papel essencial que as abelhas e outros polinizadores desempenham na manutenção da saúde das pessoas, do planeta e sobre os muitos desafios que enfrentam hoje.

Tão pequenas e tão potentes! As abelhas são fundamentais para a segurança alimentar em todo mundo, sendo responsáveis por polinizar a maioria das plantas e dos vegetais que nutrem todas as espécies. Mas, infelizmente, a importância dessas polinizadoras para a produção global de alimentos não está impedindo seu risco de extinção.

Dia Mundial dos Animais e da Natureza        
Palestra: Fauna e Flora, a Base do Equilíbrio Ambiental 
📍Centro de Interpretação Histórica Ambiental da Chapada do Araripe 
🗓️ 04 de outubro de 2023.
13h às 17h 
Carga Horária: 4h/a
Público Alvo: Estudantes das Escolas do município e comunidade do distrito do Caldas 
Vagas: 20
Link de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgrnD_IQBMHZ8xlNQUlXS515ufR1d-stvDq7yTjZMFsFrRAw/viewform

Release

O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro. A data é de extrema importância, pois leva à reflexão sobre a importância da preservação dos animais, além de divulgar os seus direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais que dispersam sementes de árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.

Para preservação e conservação de ecossistemas, principalmente aqueles que abrigam inúmeras espécies de aves, foram criadas unidades de conservação com a finalidade de proteger principalmente as espécies ameaçadas de extinção como por exemplo o nosso Soldadinho do Araripe.

Museu Orgânico Museu Casa dos Pássaros do Sertão Potengi – CE 
Palestra: As Aves e a Recuperação Ambiental 
Ministrante: Jefferson Bob 
📍  Museu Orgânico Museu Casa dos Pássaros do Sertão Potengi – CE
🗓️ 05 de outubro de 2023.
8h às 17h 
Carga Horária: 8h/a
Público Alvo: Colaboradores do Mirante do Caldas | Guia de Turismo do Cariri
Vagas: 15
Link de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAOPQLerf98WUWexlhL5-XotlPcQtv7MUUyFLJoYCwJKB3vg/viewform  
Release

Nosso país é o terceiro país do mundo em espécies de aves. Grandes impactos estão afetando nossa variedade de aves, como exemplos, o intenso tráfico de animais silvestres e o desmatamento das grandes florestas. Inúmeras espécies estão desaparecendo pela perda de seu habitat natural. Contudo, experiências exitosas como a do Sítio Pau Preto, em recuperação de uma área degradada, possibilita o equilíbrio da natureza. E para comemorar esse dia acontecerá no Museu Casa dos Pássaros do Sertão, também conhecido como a casa do Seu Mário Abraão e Dona Zizi, situada no Sítio Pau Preto, no município de Potengi a Palestra: As Aves e a Recuperação Ambiental ministrada pelo biólogo e conhecedor da avifauna. Jefferson Bob ou simplesmente Bob, como é conhecido na região O Sítio Pau Preto, que conta atualmente com 212 espécies de aves registradas no “E-Bird”, foi ganhando espaço como ponto turístico. A presença de visitantes e de agências de observação de aves de toda parte do mundo exigiu de Bob uma transformação para um local de acolhida. Em 2016, ele e sua mãe Ivete Guedes iniciaram um projeto de hospedagem domiciliar, que recebe apoio de muitos observadores de aves via arrecadação pela internet. Após a reforma, os grupos passaram a usar o local como hospedagem e ponto de apoio para a atividade. No local, também é feito o trabalho de preservação da natureza e em dezembro de 2019, o Sítio Pau Preto dá mais um passo, e se transforma no Museu Casa dos Pássaros do Sertão.

Palestra: A Prevenção de Desastres Naturais e o Impacto Socioambiental no Planeta.                         
Dia Internacional de Prevenção aos Desastres Naturais 
Ministrante: 
📍Centro de Interpretação Histórica Ambiental da Chapada do Araripe  
🗓️ 11 de outubro 
13h às 17h 
Público Alvo: Estudantes das Escolas do município e comunidade do distrito do Caldas 
Vagas: 20
Link de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9Qy3F1hH2wlHHMlWD5n3aMNI-F5X2iwl1_ez7ke2vK4mJSw/viewform
Release

Celebra-se o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres, data esta instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1989, visando promover uma cultura global focada na prevenção. Evitar que os desastres naturais ocorram foge da capacidade humana. No entanto, existem medidas que podem minimizar os impactos socioambientais originados por eles. Para diminuir a vulnerabilidade e ter uma vida mais segura, deve ser realizada a prevenção e a mitigação dos desastres naturais. Existem dois tipos de medidas preventivas básicas: as estruturais e as não estruturais.

Oficina: Luthieria Ancestral- Oficina de Construção de Instrumentos
Percussivos (Bongo, Pandeiro e Maracas).   
Instrutor: Mestre Aécio de Zaíra                     
📍Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe  
🗓 ️ 18, 19 e 20 de outubro de 2023. 
⏰ 13h às 17h 
Carga Horária: 10h/a
Público Alvo: Estudantes das Escolas do município e comunidade do distrito do Caldas 
Vagas: 20
Link de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQ0MsazkJHHPbiTSMbM688wcoD2TSIAo0lkHcb_IVvPNwrpQ/viewform 
Release

A oficina tem como intuito difundir os saberes da luthieria, partilhando com os participantes os processos de criação com materiais de baixo custo e técnicas que podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa para criação de um instrumento. É uma oficina formativa, que busca fomentar os saberes ancestrais e sustentáveis.

A oficina contará com conteúdos teóricos sobre o processo criativo da construção de cada instrumento (bongo, pandeiro e maraca), além da prática para essa construção em grupo.

OFICINA/VIVÊNCIA – Mulheres Empoderadas no Artesanato de Brincos Sustentáveis.
Instrutora: Germana Nobre
📍Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe  
🗓️ 25 e 26 de outubro de 2023. 
13h às 17h 
Carga Horária: 6h/a
Público Alvo: Mulheres cis, trans ou mães a partir de 16 anos de idade.
Vagas: 20
Link de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9Mwt909Fp_51NjU1Ad431SE1UP0htbrREj0wrPmmMaM0FOQ/viewform 
Release

A vivência vem com o intuito de inserir as mulheres cis, trans ou mães em um momento de aprendizagem, como também a se reconhecerem e discutirem suas vivências, dividir seus anseios, sonhos e problemáticas no que tange o ser feminino na sociedade contemporânea. Instigando-as ao utilizarem das suas referenciais de identidade e imaginação, na criação dos brincos artesanais com a utilização dos materiais recicláveis, incentivando a sua autoestima, autonomia e independência, pois tem um efeito direto na vida pessoal, social e econômica no dia a dia de muitas mulheres.